Apenas correspondências exatas
Procurar no conteúdo
Extracao de siso C

Extração de Siso

O dente do siso, ou terceiro molar, faz parte do trio de molares que se localizam no fundo da boca. Esses dentes são os últimos a nascer, geralmente entre os 17 e 25 anos de idade, o que os torna conhecidos como “dentes do juízo”. No entanto, devido à falta de espaço na mandíbula ou maxilar, os dentes do siso podem nascer parcialmente, inclinados, impactados ou até mesmo ficarem retidos dentro da gengiva.

Quando os dentes do siso não conseguem se posicionar corretamente na arcada dentária, podem surgir diversos problemas. O espaço insuficiente pode levar a uma série de complicações, como dor, inchaço, infecções, deslocamento dos dentes adjacentes, formação de cistos ou danos aos ossos e tecidos circundantes.

Nesses casos, é necessário realizar a extração do dente do siso para prevenir problemas futuros. O procedimento de extração do siso é realizado sob anestesia local, garantindo o conforto do paciente durante todo o processo. O dentista fará uma incisão na gengiva, removerá o dente do siso e, se necessário, suturará o local para promover a cicatrização adequada.

A duração do procedimento pode variar dependendo da complexidade do caso, sendo que em alguns casos o dente do siso pode ser extraído antes mesmo de erupcionar na cavidade oral. O pós-operatório geralmente envolve alguns cuidados, como repouso, aplicação de compressas frias para reduzir o inchaço e o uso de medicamentos prescritos para controlar a dor e prevenir infecções.

Não. Porém, é necessário consultar um profissional para ele avaliar a situação e identificar se a extração do dente do siso é recomendada ou não. A avaliação do dentista é feita por meio de exames, como o raio-x, que mostram se a posição do siso pode atrapalhar os outros dentes, e pelas queixas do paciente.

Não. Em alguns casos, o dente do siso pode ficar incluso. Ele acaba nascendo e ficando preso abaixo da gengiva, geralmente, dentro do osso. Se o cirurgião dentista identificar que o siso irá atrapalhar, de alguma forma, a sua saúde bucal, a extração do dente do siso pode ser feita antes mesmo dele aparecer.

Nos casos em que a retirada do dente do siso é recomendada por um cirurgião dentista, mas não realizada, as consequências podem ser sérias. Um siso mal posicionado pode acabar entortando os outros dentes, prejudicar a mordida, a respiração e até a articulação da mandíbula. Dessa forma, é importante seguir a recomendação do seu cirurgião dentista.

A dor e o inchaço podem ser fortes indicativos de que há algo de errado com o seu dente do siso. Quando o siso está incluso, ele possui pouco espaço interno para crescer, podendo causar dores fortes. Além disso, é possível identificar que o dente do siso está incluso por meio de uma radiografia.

Em muitos casos, o dente do siso incluso está intraósseo (se desenvolve dentro do osso). Não remover o siso que está mal posicionado pode levar a problemas de alinhamento dos outros dentes, afetando a raiz e até os ossos. Além disso, pode causar problemas de mordida, respiração e na articulação da boca.