Harmonização facial
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos não cirúrgicos que tem como objetivo realçar a beleza e equilibrar as proporções faciais. Os cirurgiões dentistas, devido ao seu amplo conhecimento da face, crânio e pescoço, estão habilitados a realizar esses procedimentos com segurança e precisão.
Dentre as intervenções realizadas pelos profissionais da odontologia na harmonização facial, destacam-se o preenchimento labial, que visa dar volume e definição aos lábios; o tratamento de olheiras, que consiste em minimizar as manchas escuras e o aspecto cansado ao redor dos olhos; a correção do bigode chinês, que suaviza as rugas ao redor da boca; e a remodelação da mandíbula, que busca melhorar o contorno e a definição dessa região.
Outros procedimentos incluem a bichectomia, que reduz as bochechas salientes; a inserção de fios de tração para estimular a produção de colágeno e promover o rejuvenescimento facial; o lifting facial, que proporciona um aspecto mais jovem e firme à pele; o uso de ácido hialurônico e bioestimuladores para preencher sulcos e rugas; a rinomodelação, que promove correções estéticas no formato do nariz; e a aplicação de botox, que relaxa os músculos faciais e suaviza as linhas de expressão.
Além disso, os cirurgiões dentistas também estão aptos a tratar problemas específicos relacionados à estética do sorriso, como o uso do botox para tratar o bruxismo, a correção do sorriso gengival, que ocorre quando a gengiva fica exposta ao sorrir, e a correção do sorriso assimétrico, que busca alinhar a posição e o formato dos dentes.
A harmonização facial proporciona resultados naturais e personalizados, visando sempre a harmonia facial e a satisfação do paciente. Consulte um cirurgião dentista especializado em harmonização facial para obter mais informações e realizar uma avaliação personalizada do seu caso. Recupere sua autoestima e conquiste uma aparência mais equilibrada e confiante através da harmonização facial.
A harmonização orofacial é uma especialidade que consiste em um conjunto de técnicas para modificar e melhorar a aparência. Os procedimentos buscam corrigir assimetrias, melhorar as proporções faciais e trazer rejuvenescimento de forma minimamente invasiva. A harmonização orofacial visa o bem-estar e a saúde, bem como a autoestima do paciente. Por meio de técnicas não-invasivas, a harmonização orofacial permite que o rosto e o pescoço fiquem mais simétricos, rejuvenescidos e harmônicos.
Quando se trata de toxina botulínica ou ácido hialurônico, não existe melhor ou pior. Os dois materiais são usados para amenizar marcas de expressão que ficam mais visíveis com a idade. Em ambos os casos, os efeitos são temporários e demandam manutenção. O que existe, na verdade, é o material mais indicado para o seu caso. A toxina botulínica é uma neurotoxina usada para prevenir e amenizar rugas dinâmicas, isto é, aquelas que aparecem por conta de expressões faciais, como ao sorrir ou contrair a testa. A toxina botulínica diminui a contração do músculo, o que gera menos rugas. Geralmente, é aplicado nos pés de galinha, nas rugas da testa e na glabela (entre as sobrancelhas). Já o ácido hialurônico é uma substância usada para tratar sulcos e a perda de volume da face. Além disso, a substância também promove a hidratação dos tecidos, deixando a pele mais viçosa. O ácido hialurônico está presente no nosso organismo, mas sua produção começa a ser reduzida a partir dos 30 anos. A substância é usada para atenuar os sulcos faciais – conhecidos como bigode chinês -, para aumentar os lábios e para estimular a hidratação.
Depende. A dor e o inchaço variam de pessoa para pessoa e dependem da sensibilidade do paciente. Porém, os profissionais usam métodos que diminuem consideravelmente e até eliminam a dor.
A harmonização orofacial compreende uma série de procedimentos estéticos. Os mais comuns são: preenchimento de rugas (com ácido hialurônico ou toxina botulínica), preenchimento labial (dando volume e modelando os lábios), preenchimento do bigode chinês, bioplastia do malar, rinomodelação e bichectomia.
Não. Todos os procedimentos de harmonização orofacial realizados por cirurgiões dentistas precisam de manutenção. Isso porque os materiais utilizados nesses tratamentos são ácidos, toxinas ou bioestimuladores que são absorvidos naturalmente pelo organismo entre 6 meses e 1 ano e meia após o procedimento. O tempo que a substância permanece no local aplicado vai depender da qualidade do produto e da área onde o material foi usado.